terça-feira, 29 de setembro de 2009

Comunicado do TRE/ RN

TRE/RN orienta juízes, chefes de cartório, prefeituras e câmaras sobre comunicado do TSE 

 Com base no ofício encaminhado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ontem (28), aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), informando a data-limite para a aplicação da Emenda Constitucional que altera o número de vereadores, o presidente do TRE/RN, desembargador Expedito Ferreira de Souza, disse que todas as partes interessadas estão sendo informadas sobre o assunto. Ele destacou, antes do início da sessão ordinária de hoje (29), que a orientação da Presidência do Regional do Rio Grande do Norte é dar amplo conhecimento da informação prestada pelo TSE aos juízes e chefes das zonas eleitorais, aos prefeitos municipais e presidentes das câmaras e aos meios de comunicação.

 “Posicionamento do TSE é que não se aplica nesta legislatura atual, a Emenda Constitucional 58, que amplia o número de vereadores”, observa o desembargador ao dizer, entretanto, que o juiz eleitoral em sua zona de atuação é quem deve decidir cada caso, pois como a eleição de 2008 foi municipal, a zona eleitoral tem autonomia para decidir. “Assim como no ofício do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Britto, em seu comunicado, não interferiu na esfera da autonomia interpretativa dos Tribunais Regionais, o TRE/RN também respeitará a autonomia dos juízes eleitorais”, acrescentou o presidente.

 Conclusão:
Para o tribunal, a regra só vale para as próximas eleições municipais, em 2012, não sendo possível, portanto, que suplentes de 2008 tomem posse agora. 
Ainda tem muita história para contar:
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou que irá ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir a convalidação da posse de suplentes e adiar a multiplicação de cargos para as eleições de 2012.

Concursos: Aeronáutica tem 561 vagas para médio e superior

A Aeronáutica está com inscrições abertas para três concursos. Somadas, são 561 vagas disponíveis para oficiais temporários (nível superior) e formação e adaptação de sargentos (níveis médio e técnico). As inscrições terminam no início de outubro e os aprovados começam os cursos em agosto de 2010.

Para nível superior, são 131 oportunidades com salários de R$ 4.143 e as inscrições vão até o dia 2 do próximo mês. A adaptação de sargentos recebe cadastros até o dia 7 de outubro para 242 vagas de nível médio, com remuneração de R$ 609 - condições semelhantes à formação de sargentos, a única diferença é que esta tem 188 vagas. Mais informações: www.fab.mil.br.

Da redação do DIARIO DE NATAL