ESCÂNDALO
Fraude na saúde de Macau
clique na planilha para ampliar
Posto de Saúde só no papel: A imagem acima é uma planilha de uma “equipe fantasma” para trabalhar no Posto de Saúde da Ilha de Santana.
Na Ilha de Santana, deveria funcionar um Posto de Saúde da Família fixo com toda a infra-estrutura necessária para abrigar oito funcionários, sendo um médico e um dentista, além de enfermeira e auxiliares, nomeados desde o início de agosto, trabalhando num regime de 40 horas semanais (dois expedientes). Mas, tudo indica que o PSF acontece só no papel. Para os moradores da Ilha de Santana, o atendimento de saúde à população é precário e não há dentistas.
Deveriam dar expediente no Posto de Saúde da Família, na Ilha de Santana, os seguintes profissionais: o médico Flavio Varela de Araujo, o dentista Francisco de Assis da Silva, o enfermeiro Alcilene Nogueira Silva, a auxiliar de enfermagem Maria Venus Paulista, a auxiliar em saúde bucal Maria Ivone De Souza Camara e os agentes comunitários Anaina de Oliveira Trajano, Maria Graciete Araujo da Silva e Suely Ribeiro da Silva.
De acordo com as informações na página do DATASUS do Ministério da Saúde, existe indícios de fraude na montagem de uma “equipe fantasma” por parte da Secretaria municipal, além da utilização de má fé com os nomes dos profissionais, publicados e convocados para trabalhar nas devidas funções (ver imagem acima) no Posto de Saúde da Ilha de Santana. Há relatos de irregularidade também com o Posto de Saúde da Família no bairro Valadão.
O Ministério Público precisa investigar essa situação para intervir na administração dos recursos públicos federais para que a população seja beneficiada. Se existem recursos e pessoas para abrir um Posto de Saúde da Família na Ilha de Santana desde agosto passado, o Ministério Público poderá fazer valer a Lei, forçando a Secretaria Municipal de Saúde a abrir o PSF na comunidade.
PASMEM: Francisco de Assis da Silva é o Secretário de Saúde de Macau!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário